Ansiedade Social

   Olá! Tudo bem convosco?!
  Neste post vou falar sobre um assunto algo sensível: ansiedade social.
 Como o próprio nome indica, quem sofre deste problema sente-se ansioso em situações sociais. Mas indo um pouco mais fundo na questão, fiz uma lista de tópicos com uma breve explicação deles. Ora, aqui vão:


 Diferença entre timidez, nervosismo e ansiedade social
 Muitas vezes a ansiedade social confunde-se com timidez.
 Uma pessoa tímida é uma pessoa que se mostra inibida em frente de pessoas que não conhece bem, e é introvertida e reservada. Já uma pessoa com ansiedade social, para além de apresentar todos os sinais anteriormente referidos, sente um medo excessivo de determinadas situações sociais.
 É totalmente normal sentirmos-nos especialmente nervosos em determinadas ocasiões importantes na nossa vida (apresentar um trabalho, ir a uma entrevista de emprego, etc), mas uma pessoa que sofra deste transtorno fica assustada com coisas simples como comer em público, pedir uma informação ou simplesmente andar na rua.

Sinais físicos
 Quando a pessoa entra no estado de ansiedade, pode experiênciar várias coisas fisicamente: batimentos cardíacos acelerados, suor, mãos frias, tremor, tensão muscular, etc.

Como lidar com alguém que sofra de ansiedade social
 Quando sabemos que estamos perante alguém que que tem ansiedade, o melhor é mantermos-nos calmos e mostrarmos que está tudo bem. 
 Nunca devemos dar a ideia que o que sentem é ridículo, devemos tentar compreender e ajudar naquilo que podermos.  


  A ansiedade social é um tema complexo que merece mais aprofundamento. O que escrevi foi apenas uma pequena porção daquilo que o problema envolve. 
 Devem estar perguntar-se porque escrevi um post sobre este assunto, e sim, eu mesma sofri de ansiedade ( e sofro ás vezes) durante muito tempo. Sempre tentei disfarçar o facto de sentir um medo imenso sempre que sabia que ia estar junto de pessoas (sim, a escola era um inferno). 
 Tinha a sensação do que o que se passava dentro de mim era estúpido e que ninguém ia compreender. Aos primeiros sinais é algo que escolhemos ignorar, mas quando atinge maiores proporções leva-nos ao isolamento e impede-nos de fazer as coisas mais simples do nosso dia-adia. É algo que, embora possa parecer estranho, deve ser tratado, caso contrário pode afectar vários sectores da nossa vida negativamente. 

E é tudo por hoje!
Espero que não se tenham importado de ser um post mais sério...
Fiquem sempre bem ;)


Share this:

4 comentários:

  1. Percebo do que falas. Ataques de ansiedade, porque dizer ataque de pânico é demasiado dramático para algumas pessoas, já tive alguns. Não é fácil. Mas conheço bem a sensação de querer "fugir" de um sítio e aninhar-me no meu cantinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Contudo é algo que, felizmente, podemos superar. :)XX

      Eliminar
  2. Ja passei por isso na adolescência... não foi uma fase fácil com isso mas com tempo e confiança isso vai passando com vontade para ser mais social. Bom blogging bjnh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, com tempo e vontade tudo se consegue (ou quase tudo).
      Obrigada! :)XX

      Eliminar