Liebster Award

 Hoje estava eu calmamente navegando na Internet quando vejo que o blog My Little Corner tinha um novo post. Como sempre, abri o link para ler do que se tratava e falava acerca dos "Liebster Awards" que, e passo a citar as palavras de Andreia Melo ( a dona do blog acima referido), " é um prémio dedicado a bloggers com menos de 200 seguidores, tentando, assim, dar-lhes mais notoriedade e reconhecimento".
  Mais abaixo vi o nome do meu blog na lista de nomeações da  Andreia e quero desde já agradecer-lhe por isso!  ;)

 Após ter lido atentamente o seu post decidi por mãos à obra e responder ao desafio. Este tem de cumprir as seguintes regras: 
 "- Colocar o prémio (imagem) no vosso blog;
- Têm de responder às 11 questões que o blogger que vos nomeou colocou;
- Têm de nomear entre 4 a 11 blogs com menos de 200 seguidores e dar-lhes 11 questões da vossa autoria; 
- Não podem nomear o blogger que vos nomeou;
- Têm que informar os bloggers que nomearam da nomeação e fornecendo-lhes o link para verem todos os detalhes;
- Caso aceitem o Liebster Award, comentem no blog que vos nomeou para o blogger poder ver as respostas às questões." 

 As minhas respostas às perguntas que me foram feitas: 

1. Qual a origem do nome do teu blog?
Como eu já referi no primeiro post deste blog, o nome Joana Carioca advém de uma personagem imaginária fruto de momentos de diversão com os meus amigos de forma a transmitir aquilo que pretendo: um pouco da minha personalidade ( e o melhor dela, espero), dicas e sugestões, acontecimentos, opiniões... e, em tudo isto, espelhar um pouco da alegria que, como eu já expliquei, é característica do povo brasileiro (daí o nome "Corioca").  

2. O que mais te inspira para novos posts?

Normalmente os meus posts são inspirados por outros blogs. Quando leio uma coisa que gosto e acho interessante tento adaptar isso ao meu blog. Por exemplo, no outro dia estava a ver um vídeo sobre essenciais de Verão e decidi fazer um post sobre "Essenciais de Beleza e Saúde". É claro que também me inspiro naquilo que me rodeia, naquilo que vejo, naquilo que leio...etc.

3. Qual o/a blogger com quem mais te identificas? Porquê? 
Talvez a blogger com a qual me identifique mais seja a Zoella, não por tratar dos mesmos tópicos, não pela forma como eles são abordados, mas pelo o porquê de serem abordados. No blogue referido são tratadas temáticas que dizem respeito à vida da autora, as vivências, gostos, opiniões...e é exactamente isso que eu quero expor no meu próprio blogue : coisas que dizem respeito a mim e aquilo que eu presencio. 

4. Como descreverias o estilo do teu blog? 
Eu acho que a grande particularidade do meu blog é não ter um estilo definido. Quando o criei questionei-me que tipo de blog iria criar. Um blog sobre beleza? Um blog sobre livros? Um blog sobre fotografias? Um blog tipo diário? 
Então decidi que o melhor seria juntar tudo e criar uma "caixinha de surpresas".  

5. Porque é que começaste um blog? 
Já há muito tempo que queria criar um blogue, desde os meus 12 anos de idade, mas nunca levei a coisa avante. Desde então leio  blogs e achei que seria divertido ter um. Também pensei que seria uma forma de desenvolver a minha escrita, de ter mais confiança naquilo que faço e de manter a minha mente ocupada nas horas vagas.  

6. Qual é, para ti, a parte mais difícil de ter um blog?
Para mim, a parte mais difícil de ter um blogue, para ser sincera, é a minha insegurança. Antes de publicar o que quer que seja leio e re-leio o que escrevi e fico um monte de tempo a ponderar se devo ou não publicar aquilo que executei. 

7. A qual dás mais prioridade: conteúdo, número de visualizações/leitores/subscritores?
Sem dúvida o conteúdo. Não vale a pena ter cem, mil ou dez mil seguidores se não estiver satisfeita com aquilo que publico. 

8. Qual tem sido a tua estratégia para criar visibilidade para o teu blog? 
Bem, eu não sei se tenho uma estratégia... eu publico na minha página de facebook cada vez que tenho um post novo, para, dessa forma, dar acesso aos meus amigos a lerem o meu blogue. Mas não  vai para além disso, os meus leitores são apenas pessoas que conheço. 

9. Que tipo de posts mais gostas de ler? E os que menos gostas?
Geralmente gosto de ler posts sobre literatura, psicologia, beleza, música, críticas, também gosto de ver posts sobre hauls ( embora ache que não tenho coragem de fazer eu mesma um desses), sobre tudo um pouco. 
Sem dúvida, os que eu menos gosto de ler são aqueles que abordam pontos de vista de forma pejorativa e com linguagem não cuidada ( porque já li muitos, e em blogues que pensava serem " de confiança"). De resto, como já disse, de tudo um pouco. 

10. Qual a característica que diferencia o teu blog de outros? 
Bem, acho que isto é uma característica bastante óbvia e que abrange todos os blogs: o nome, claro! Todos os blogs têm  nomes diferentes que, no meu ponto de vista, é um meio imediato de caracterizar o mesmo, ou de caracterizar o seu autor ou autora. 
De resto, acho que o meu blog não tem assim nada de inédito. 

11. Qual é, para ti, o público-alvo do blog? 
Como eu já referi em cima, eu publico o link dos meus posts via facebook de forma a dar acesso aquilo que escrevo às pessoas que conheço. Portanto, são eles, os conhecidos, o meu público alvo. É claro que gostaria de ir para além disso ( quem não gostaria, não é?), mas simplesmente não sei como, nem o que fazer para que o meu blogue tenha mais visibilidade, e sinceramente não é uma coisa com a qual eu me preocupo muito. Dos poucos que me seguem tento fazer o melhor possível para que sejam agradados e é essa a minha principal preocupação.  



Blogs nomeados
Be Magical Be You 
Behind Closed Curtains 
Universo Particular 
Diário da Naiara 


As minhas perguntas : 

1- Qual a razão que te levou a criar um blog ? 
2-Quais são os blogs em que te inspiras para criares os teus posts? 
3-Tens algum amigo ou familiar que tem um blog? Se sim, partilham ideias entre vocês? 
4-Com que frequência escreves no teu blog? 
5- Vês o teu blog como um simples passatempo ou algo mais sério? 
6-Os teus familiares e amigos mais próximos sabem que tens um blog? Se sim, qual é a opinião deles acerca disso? Se não, porque é que nunca lhes contaste? 
7- Se te dessem a escolher entre ou apenas ler os blogs dos outros ou apenas escrever no teu próprio blog, o que escolherias? Só ler o que os outros escrevem, ou só escrever? 
8-Achas que a estética desempenha um papel importante num blog? Porquê? 
9-Se pudesses definir o teu blog em três palavras quais seriam ? 
10- Já alguma vez te arrependeste de escrever algo no teu blog? Tens medo de um dia poderes vir-te a arrepender de um post futuro? 
11- Como é que achas que vais estar o teu blog daqui a cinco anos? Melhor? Com um estilo diferente? Achas vais postar com mais frequência? Achas que vais postar com menos frequência? 


Espero que os blogues nomeados adiram ao desafio e que vocês tenham gostado deste post. 
Beijinhos!!!

Share this:

2 comentários:

  1. Muito obrigada por teres respondido às minhas perguntas! Continua com o bom trabalho :)
    Beijinho, xx

    ResponderEliminar