Casa dos Cantoneiros

  Hoje trago-vos um poste nunca pensei escrever, um poste acerca de uma casa, uma casa de cantoneiros. 

 Para quem não sabe, cantoneiros eram as pessoas que mantinham as estradas limpas e prontas para que outras pessoas pudessem percorrer os seus caminhos da melhor forma possível, sem obstáculos que lhes impedissem ou atrasassem a chegada ao seu destino. Estas pessoas (os cantoneiros) percorriam longos percursos a pé, por isso precisavam de um lugar para ficar entre cada um deles. Como tal, haviam, de terra em terra, pequenas casas. Estas abrigavam os ditos cujos e proporcionavam-lhes  algum conforto e descanso após cada dia trabalho.

 Descobri isto estas férias quando no Algarve me deparei com a existência das mesmas. São todas iguais em termos de estilo, mas todas elas, decerto, têm uma diferente história.
 Certo dia os meus pais decidiram parar e entrar numa que se encontrava aberta e eis o que encontrámos :















  


Lá dentro...



                          
Sim, isto é uma broa.  









  Acho triste que casas como esta estejam assim abandonadas. São casas com uma arquitectura bonita que ficariam um encanto para a vista se fossem remodeladas. São um pedaço de cultura que, em tempos, tiveram muita vida, e agora todas essas vivências são deixadas no abandono...
  
 Não acham que construções como estas deveriam receber o nosso cuidado? Como prova da nossa história, da realidade do passado do povo português? Ou acham que devem ser mesmo deixadas para trás, porque "o que já lá vai, já lá vai" ? Pensem nisso. 

Espero que este poste tinha sido do vosso agrado ;)
Beijos!


Share this:

0 comentários:

Enviar um comentário